O BARRIL DO PETRÓLEO DISPARA DEPOIS DO ATAQUE DOS ESTADOS UNIDOS NO IRÃO

Preços do petróleo sobiram após o ataque de drones dos EUA

03/01/2020

Os contratos futuros de petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI) e Brent registraram fortes ganhos nesta sexta-feira, com o mercado de petróleo digerindo notícias sobre o aumento das tensões entre os Estados Unidos e o Irã. O contrato com o WTI de fevereiro ganhou US $ 1,87 na sexta-feira, ficando em US $ 63,05 por barril. O valor de referência atingiu o pico de US $ 64,09 e atingiu o máximo de US $ 61,13. Comparado com o acordo de 27 de dezembro de 2019, o WTI aumentou quase 2,2%. O petróleo bruto Brent para entrega em março encerrou o dia em US $ 68,60 por barril, refletindo um aumento de US $ 2,35 no dia e um aumento de 2,6% semana a semana. O petróleo recebeu um impulso do mais recente desenvolvimento geopolítico no Oriente Médio, especificamente um ataque aéreo de drones dos EUA no Iraque que matou um dos principais iranianos. O presidente do Irã prometeu vingar a ação militar dos EUA que causou a morte do general Qassem Soleimani.

Citando ataques da milícia apoiados pelo Irã no início desta semana no complexo da Embaixada dos EUA em Bagdá e aumentando a agitação no Iraque e na região, o Departamento de Estado dos EUA instou na sexta-feira todos os cidadãos americanos no Iraque a deixar o país imediatamente.

O departamento também informou que todas as operações consulares públicas nas instalações estão suspensas até novo aviso.

o petróleo foi negociado na sexta-feira a preços ligeiramente altos, quando a Administração de Informações sobre Energia dos EUA relatou uma queda "enorme" nos estoques comerciais domésticos de petróleo superior a 11 milhões de barris.

"Os preços subiram mais US $ 2 após o ataque ao general Soleimani", disse Hatfield. “Acreditamos que os preços do petróleo permanecerão elevados na faixa atual com o Brent na área de US $ 70 até vermos como o Irã retaliará os EUA. Outro ataque à produção de petróleo saudita seria o pior cenário, com outro cenário sendo um ataque a tanques de óleo." Para ter certeza, Hatfield previu que um ataque a instalações não relacionadas ao petróleo provavelmente faria com que o preço do Brent caísse de volta para o meio da faixa de US $ 60 a US $ 70. A gasolina reformulada (RBOB) também terminou na sexta-feira. Em fevereiro, a RBOB adicionou quatro centavos para pagar US $ 1,75 por galão. RBOB é essencialmente estável para a semana.