ESTADOS UNIDOS SOBRE O PRIMEIRO ATAQUE DEPOIS DA MORTE DO GENERAL IRANIANO, QASEM SOLEIMANI

Militares dos EUA confirmam ataque terrorista à base dos EUA no Quênia

05/01/2020

As forças armadas dos EUA confirmaram que houve um ataque terrorista a uma base militar no Quênia que abriga alguns militares dos EUA. O grupo terrorista somali al-Shabab assumiu a responsabilidade pelo ataque que as autoridades quenianas disseram ter sido repelido com quatro militantes mortos no combate

O Comando da África reconhece que houve um ataque no aeródromo de Manda Bay, no Quênia, e está monitorando a situação ”, disse o major-general do exército dos EUA William Gayler em comunicado. "A Al-Shabab recorre a mentiras, coerção e o esforço da força para reforçar sua reputação para criar manchetes falsas ... É importante combater a Al-Shabab onde elas estão para impedir a propagação desse câncer".

O oficial não forneceu informações sobre possíveis vítimas na base militar do Quênia que abrigam militares dos EUA há anos. Não está claro quantos funcionários americanos estão estacionados na base que supostamente foi um local para as forças de operações especiais dos EUA que operam na Somália.

A declaração continua dizendo "a situação de segurança em Manda Bay é fluida. O Al-Shabab é um grupo terrorista que comunicou repetidamente a intenção de atacar os interesses dos EUA. Este é o mesmo grupo terrorista que tirou mais de 80 vidas inocentes em Mogadíscio na semana passada. " "A Al-Shabab é uma organização terrorista brutal", disse Gayler.

"É uma afiliada da Al-Qaeda que procura estabelecer um território islâmico autogovernado na África Oriental, para remover a influência e os ideais ocidentais da região e para promover seu jihadista. presença dos EUA na África é extremamente importante para os esforços antiterroristas. ” As Forças de Defesa do Quênia disseram que foi feita uma tentativa, aproximadamente às 5:30 da manhã, horário local desta manhã, de violar a segurança na pista de pouso de Manda e que ela havia sido parada com sucesso e a pista de pouso estava segura. Anteriormente, a Al-Shabab havia dito em um comunicado que alguns de seus combatentes haviam lançado "um ousado ataque ao amanhecer em uma base naval dos EUA conhecida como 'Camp Simba' no Condado de Lamu, no Quênia". O afiliado da Al Qaeda alegou que seus combatentes haviam assumido o controle de uma parte da base, uma alegação que não pôde ser verificada. Na semana passada, a Al-Shabab realizou um ataque com carro-bomba no coração de Mogadíscio que matou pelo menos 80 civis. Cerca de 500 tropas dos EUA estão estacionadas na Somália, auxiliando e aconselhando as forças armadas daquele país em sua luta contra o grupo terrorista.