A SEGUNDA SONDA DA SONANGOL JÁ ESTÁ A CAMINHO DE ANGOLA

A SONDA VAI ATRACAR NA NAMÍBIA PARA CARREGAMENTOS E DEPOIS SEGUIRÁ PARA ANGOLA

05/01/2020

O SONANGOL QUENGUELA está a caminho da República da Namíbia onde vai atracar no porto de Walvis Bay para carregar Drill Pipes e vários outros equipamentos de Drilling antes de navegar em direcção à Angola, onde vai levar a cabo vários projectos de Drilling. Navegando a uma velocidade de 7,9 nós e com chegada prevista para 21 de janeiro às 12:00.
O Quenguela, ​um navio com 238m de comprimento, tem capacidade de operação em águas profundas, ultra profundas e no pré-sal, e estará disponível a executar trabalhos a nível nacional e internacional e vai garantir, numa primeira fase, emprego a cerca de 1.200 trabalhadores, entre nacionais e estrangeiros.

De lembrar que o Navio foi liberto depois de ter sido detido às 21 horas do dia 15 de outubro 2019 na Malásia. O navio de perfuração não possuía as autorizações necessárias para se navegar pelas águas da daquele país asíatico. Haviam 43 tripulantes a bordo, de vários estados diferentes no momento da detenção.

O projecto de construção destes navios foi concebido para obedecer a uma estratégia do programa de exploração petrolífera, que deverá garantir novas descobertas e a consolidação das reservas para o futuro, tendo em atenção, fundamentalmente, a satisfação das necessidades do país. A materialização deste projectos se consubstancia no alcance de mais um marco no âmbito do relançamento da indústria petrolífera angolana rumo ao aumento da produção e das reservas nacionais. Estes navios vão permitir ultrapassar os desafios das novas fronteiras de exploração e produção, a Sonangol aumenta o leque de serviços integrados da cadeia primária, diminuindo a dependência da disponibilidade externa no cumprimento dos programas de trabalho de exploração", como tivera rematado Carlos Saturnino, o então PCA da Sonagol.


O Quenguela é o segundo Navio Sonda a chegar ao País no grupo de 4 previstos no conjunto dos equipamentos a operar pela SONADRILL, a Joint-Venture criada pela Sonangol e Seadrill para fazer trabalhos de Drilling nas águas profundas Nacionais e Internacionais.