Petróleo mantém tendência de queda com avanços nas negociações EUA-Irão
Os preços internacionais do petróleo registaram novas descidas esta quarta-feira, 24 de Junho, prolongando as perdas acumuladas nas sessões anteriores. A pressão sobre as cotações resulta dos progressos observados nas negociações entre os Estados Unidos e o Irão, que alimentam a expectativa de uma normalização do abastecimento global de crude.
Por volta das 09h00, hora de Luanda, o Brent — referência para as exportações angolanas — negociava com uma descida de 1%, situando-se nos 76,3 dólares por barril. O West Texas Intermediate (WTI), referência para o mercado norte-americano, cedia 0,9%, para os 72,6 dólares por barril. O gás natural de referência para o mercado europeu também acompanhava a tendência descendente, com uma quebra de 0,7%, para os 41,7 euros por megawatt-hora.
Um dos principais factores a pesar sobre os preços é o crescente número de petroleiros a atravessar o Estreito de Ormuz, corredor marítimo por onde, antes do início do conflito entre Washington e Teerão, escoava cerca de um quinto do petróleo consumido à escala mundial. O aumento do fluxo de embarcações no estreito reforça as perspectivas de maior oferta disponível no mercado.
Nesse sentido, a Organização Marítima Internacional comunicou ter recebido garantias de segurança que estão a facilitar a saída de centenas de navios do Golfo Pérsico, de acordo com a agência Bloomberg. O desenvolvimento contribuiu para atenuar os receios relativos à continuidade do abastecimento internacional de petróleo.
Em paralelo, o Irão e Omã anunciaram o arranque de conversações sobre a gestão da navegação no Estreito de Ormuz, incluindo a possível criação de mecanismos de cobrança associados ao trânsito marítimo pela rota. Apesar do avanço diplomático, subsistem incertezas quanto à eventual introdução de taxas por parte de Teerão para os navios que utilizem o estreito, dado que os contornos do plano permanecem pouco definidos.